Tipos de Certificado

tipos

O Certificado Digital Celepar pode ser adquirido nos tipos A1 ou A3. A escolha depende da aplicação em que será utilizada.

 

Certificado A1 - Digital

O Certificado Digital Tipo A1 de Pessoa Física ou Jurídica é gerado e armazenado diretamente no computador em que foi efetuada a emissão. É altamente aconselhável fazer uma cópia de segurança do Certificado A1, como em um pendrive ou CD. 
O certificado Tipo A1 será enviado para o e-mail cadastrado na solicitação eletrônica, após a validação presencial do titular no posto de atendimento. A emissão e instalação do certificado do Tipo A1 é realizada pelo próprio titular.

- Validade: até um ano, a partir da data de emissão.

- Vantagem: é gerado no computador pessoal, dispensando o uso de cartões ou tokens.

ATENÇÃO: Em caso de formatação do computador sem cópia de segurança, será necessária a aquisição e pagamento de um novo Certificado Digital A1.

 


Certificado A3 - Cartão ou Token

O Certificado Digital Tipo A3 é gerado, armazenado e processado em hardwares criptográficos, ou seja, cartão ou token. Nos chips desses dispositivos são armazenadas informações do certificado do usuário, e seu acesso é feito por meio de senha pessoal, criada pelo titular (senha PIN).
O certificado Tipo A3 armazenado em token ou cartão será entregue ao titular no dia da validação presencial, no posto de atendimento, com as orientações para instalação e utilização.

- Vantagem: alta portabilidade e mais segurança, pois não permite exportação ou cópia do Certificado, tornando-o exclusivo.


ATENÇÃO: Será necessária a aquisição e pagamento de um novo Certificado Digital A3, caso ele se torne inutilizado devido a uma das situações abaixo:

- Perda das senhas PIN/PUK do seu cartão ou token;
- Perda do cartão inteligente ou token;
- Bloqueio da senha PUK de seu cartão;
- Formatação, limpeza ou inicialização do cartão;
- Inicialização ou remoção das chaves do seu token.

voltarVoltarhomeHome

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem